SIMULADO CALDAS
3ª SÉRIE/E. MÉDIO
GABARITOS 19/05/2012
LÍNGUA PORTUGUESA
01: C
Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Aspectos Literários
Item do programa: Natureza e estrutura de textos literários
Subitem do programa: O poético
Objetivo: Identificar, com base em elementos do texto, característica do discurso poético.
Comentário da questão:
O trecho destacado contrapõe a poesia ao uso cotidiano da linguagem, em conversas, jornais, aulas, conferências, discussões, discursos, ensaios ou telefonemas. Este uso cotidiano da linguagem, como se pode depreender das situações elencadas, destina-se primordialmente à informação e à comunicação. Ora, se este uso se contrapõe ao da poesia, pode-se concluir que esta tende a se afastar das praticidades cotidianas.
Percentual de acertos: 32,08%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
02: D
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Procedimentos de coesão
Subitem do programa: Referenciação interna (catáfora)
Objetivo: Identificar a catáfora na construção do texto.
Comentário da questão:
O conceito específico da catáfora, um mecanismo de coesão textual, é definido previamente, para que se possa articular essa informação conceitual com uma determinada ocorrência no texto. Sabendo-se, portanto, que a catáfora ocorre quando um termo se refere a algo que ainda será enunciado na frase, pode-se perceber que, no trecho No seu estado de língua, no dicionário, as palavras intermedeiam, o termo sublinhado, “seu”, é um pronome que se refere ao nome “palavras”, o qual só aparece mais adiante, no final da frase.
Percentual de acertos: 63,07%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
03: A
Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Procedimentos de coesão
Subitem do programa: Relações lógico-semânticas de sequenciação (conjunções)
Objetivo: Reconhecer sentido específico de emprego do conectivo.
Comentário da questão:
O trecho introduzido pela conjunção “pois” – oferece uma via de acesso sensível mais direto entre nós e o mundo – constitui uma explicação para a inversão estabelecida pela linguagem poética, mencionada antes.
Percentual de acertos: 82,66%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)
04: D
Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Aspectos Literários
Item do programa: Natureza e estrutura de textos literários
Subitem do programa: O narrativo
Objetivo: Exemplificar reflexão metalinguística sobre a narrativa autobiográfica no texto.
Comentário da questão:
O texto de Graciliano Ramos apresenta uma reflexão sobre o limite da verdade mesmo em textos que não se pretendem ficcionais, como biografias e autobiografias. Ao perceber que as memórias de cada pessoa se alteram com o tempo, o que dificulta bastante distinguir o que foi ou não realidade no passado, o escritor assume a possibilidade de reconstrução ficcional das suas próprias lembranças. Ao dizer que suas memórias "conjugam-se, completam-se e me dão hoje impressão de realidade", ele justifica o fato de escrevê-las e publicá-las mesmo reconhecendo que nem ele nem ninguém podem dizer a verdade toda sobre o passado, mas apenas passar para os leitores uma razoável "impressão de realidade".
Percentual de acertos: 47,36%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
05: A
Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Enunciação e relações dêiticas
Subitem do programa: O ponto de vista do narrador
Objetivo: Reconhecer sentido pontual de emprego de advérbio no texto.
Comentário da questão:
Quando se diz que um advérbio pode relativizar o sentido do termo a que se liga, quer se dizer que o termo não pode ser tomado em sentido absoluto, mas apenas em sentido relativo a determinada circunstância. No caso, o advérbio "presumivelmente", em "utilizá-las em história presumivelmente verdadeira?", de fato relativiza o sentido do adjetivo "verdadeira": a história não é absolutamente verdadeira, mas verdadeira apenas em relação ao que presume quem a conta, isto é, de que deve ser verdadeira.
Percentual de acertos: 45,84%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)
LITERATURA
01: C
02: C
03: E
04: C
05: B
HISTÓRIA
01: E
02: B
03: E
04: C
05: C
GEOGRAFIA
01: D
02: C
03: A
04: E
05: A
SOCIOLOGIA/FILOSOFIA
01: B
02: C
03: A
04: E
05: A
MATEMÁTICA
01: D
02: C
03: C
04: B
05: E
FÍSICA
01: C
02: B
03: D
04: B
05: B
QUÍMICA
01:
02:
03:
04:
05:
BIOLOGIA
01: C
02: C
03: A
04: A
05: C
INGLÊS
01: D
02: D
03: C
04: A
05: C
ESPANHOL
01: A
02: B
03: D
04: C
05: D
Nenhum comentário:
Postar um comentário