Simulado Novo Enem
Impulsionados pelo tema "eleições", a redação resgatou como proposta a importância do voto a partir dos 16 anos. Das redações apresentadas, cinco merecem destaque:
A primeira redação demonstra clareza na escolha do vocabulário, embora pecando no segundo parágrafo na repetição de uma palavra (importantíssimo / importante). Interessante também foi a coesão presente em todos os parágrafos, um reflexo da maturidade do aluno.
Não podemos deixar de destacar que, numa dissertação, o argumento persuasivo pode sepultar no analisador qualquer sombra de dúvida da capacidade de quem escreve. Observe o texto acima: não há sombra de dúvidas do jogo de argumentos apresentados, bem articulados coesivamente. E assinala para um digno desfecho: "O voto cidadão, que pode mudar a história do Brasil e dos brasileiros, é o voto feito com consciência." Brilhante!
A terceira redação selecionada apresenta alguns problemas de concordância, mas que conseguem traduzir, através de seleção vocabular apropriada, a imponência dos argumentos.
O quarto texto selecionado optou por apresentar um título: "Direito, e não dever". Nota-se a construção do seu ponto de vista: quando alardeia que os jovens estão se desinteressando em votar. Antes de esmiuçar argumentos previsíveis, como a falta de dignidade de alguns políticos, a redação valeu-se do resgate do papel do político. E revigora: "..., sim eles desanimam, mas a História nos mostra que o povo tem força, e a nossa está no voto." Perfeito!
O último texto selecionado seduz pela emoção. Consegue imprimir, num texto argumentativo, a preciosidade do respirar, do conduzir o leitor a reflexão. Exemplo: "O voto promove o resgate dos bons valores pátrios, como a esperança.(...) Nosso voto é transformação."
A primeira redação demonstra clareza na escolha do vocabulário, embora pecando no segundo parágrafo na repetição de uma palavra (importantíssimo / importante). Interessante também foi a coesão presente em todos os parágrafos, um reflexo da maturidade do aluno.
Não podemos deixar de destacar que, numa dissertação, o argumento persuasivo pode sepultar no analisador qualquer sombra de dúvida da capacidade de quem escreve. Observe o texto acima: não há sombra de dúvidas do jogo de argumentos apresentados, bem articulados coesivamente. E assinala para um digno desfecho: "O voto cidadão, que pode mudar a história do Brasil e dos brasileiros, é o voto feito com consciência." Brilhante!
A terceira redação selecionada apresenta alguns problemas de concordância, mas que conseguem traduzir, através de seleção vocabular apropriada, a imponência dos argumentos.
O quarto texto selecionado optou por apresentar um título: "Direito, e não dever". Nota-se a construção do seu ponto de vista: quando alardeia que os jovens estão se desinteressando em votar. Antes de esmiuçar argumentos previsíveis, como a falta de dignidade de alguns políticos, a redação valeu-se do resgate do papel do político. E revigora: "..., sim eles desanimam, mas a História nos mostra que o povo tem força, e a nossa está no voto." Perfeito!
O último texto selecionado seduz pela emoção. Consegue imprimir, num texto argumentativo, a preciosidade do respirar, do conduzir o leitor a reflexão. Exemplo: "O voto promove o resgate dos bons valores pátrios, como a esperança.(...) Nosso voto é transformação."
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