sexta-feira, 17 de junho de 2011

II Simulado Caldas 2011

Turma 3001



Primeiro Lugar: Daniel Carvalho Tebet


Segundo Lugar: Julliana Cristina Cordeiro Pereira


Terceiro Lugar: Flávio Franco de Sá Neto


Quarto Lugar: Brenda Vasconcelos Barboza Paiva



Quinto Lugar: Tauany Cristina Campos Tavares

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Professores do Colégio Caldas na I Semana de Integração da Ferlagos

Palestras, oficinas e atividades culturais na I Semana de Integração


Programação inclui a I Feira Educacional e Profissional com participação gratuita e aberta ao público


Durante a próxima semana a Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) estará de portas abertas para receber o público durante a I Semana de Integração, evento que passa a integrar o calendário acadêmico da faculdade. O tema desta primeira edição será “Multiculturalismo”, e o objetivo, segundo a Diretora Acadêmica, professora Susana Guimarães, é fazer com que alunos e professores dos cursos e público em geral, compartilhem ideias e informações relevantes sobre o mercado de trabalho.



- Será uma semana de intensa atividade. O tema "Multiculturalismo" é muito rico e nos permite debater assuntos relacionados com todas as áreas profissionais. Teremos, por exemplo, uma oficina sobre “Motivação no Trabalho”, importante para qualquer profissional; para quem atua na área cultural, teremos a oficina “Indústria Cultural”. Quem é professor, ou está se preparando para entrar na vida acadêmica teremos uma mesa redonda com o tema “Experiências vivenciadas pelo professor em sala de aula”. Enfim, ao todo, serão mais de 15 oficinas, palestras, debates e conferências abertos ao público – informou a Profª Susana.



Dentro da I Semana de Integração, acontecerá, também, a I Feira Educacional e Profissional da Ferlagos, organizada pelos alunos do 5º período do curso de Administração. Será na quarta-feira (15), das 18 às 22 horas, na Ferlagos, em comemoração ao aniversário de 39 anos da faculdade. Durante toda a noite acontecerão várias atividades para estudantes do Ensino Universitário, rede pública e privada de Ensino Médio, além de professores, empresários e público em geral.



- Embora a I Feira Educacional e Profissional lseja realizada pelo curso de Administração, vamos contar com a presença de todos os cursos da faculdade (Letras, Ciências Contábeis, Biologia, Matemática, Geografia e Enfermagem), que, através de seus coordenadores, mostrarão a importância de suas cadeiras, falando sobre o curso e onde seus alunos podem chegar. Também teremos palestras e oficinas sobre diversos assuntos ligados ao mercado de trabalho – explicou Anselmo Klein, um dos alunos organizadores da Feira.



Durante toda a noite de quarta-feira, várias empresas da Região também estarão presentes, oferecendo informações sobre empregabilidade em seus setores. “A ideia é que elas mostrem como a mão de obra futura da Ferlagos, poderá ser aproveitada”, informou Anselmo, confirmando a presença da Prolagos, Ampla, Boi Bom, Sebrae, Consórcio Lagos-São João, Banco Santander e Conselho Regional de Administração (Casa do Administrador). A Feira também terá espaço para homenagem a ex-alunos da Ferlagos que se destacaram no mercado de trabalho da Região dos Lagos.



- Será um evento gratuito e com muitas atividades. Só pedimos que os participantes doem um quilo de alimento não-perecível no ato da inscrição para que possamos doar a instituições sociais de Cabo Frio – convocou Anselmo. Já para as atividades da I Semana de Integração da Ferlagos (dias 13, 14, 16 e 17), os interessados devem procurar a secretaria da Ferlagos até o próximo dia 10, preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa no valor de R$ 25. O participante terá direito de receber certificado de participação mediante a inscrição e 80% de freqüência. A Ferlagos fica na Avenida Júlia Kubitsckeck, 80, próximo à rodoviária de Cabo Frio. Outras informações (22) 2645-6100. Confira a programação.


SEGUNDA (dia 13)

Local: Teatro Municipal de Cabo Frio



18h às 19h – Entrega do material



19h às 19h30 - Abertura solene com Coral da Ferlagos (Hino Nacional e Hino de Cabo Frio)



19h30 às 21h - Mesa Redonda sobre Multiculturalismo com o professor Gelson Luiz (Subsecretário de Educação de São Pedro da Aldeia), professor RICARDO ADRIANO (Subsecretário de Cultura de Araruama) e Margareth Rodrigues da Silva Santos (Pedagoga Especialista em RH)


TERÇA (dia 14)

Local: Ferlagos



18h30 às 20h15 – (auditório da Ferlagos) - Palestra “Poluição em ambientes marinhos” com o professor Pedro Paulo de Oliveira Pinheiro (Ferlagos)



18h30 às 20h15 - (Laboratório de Informática) - Oficina Temática “O mundo dos fractais visto por várias áreas” com o professor Thiago Castilhos



20h15 às 20h30 - Intervalo



20h30 às 22h - (auditório) - Debate pautado na polêmica do livro didático distribuído pelo MEC “Que “português” ensinar na escola?”, com os professores Eraldo Maia, Mônica Cabral, Ione Moura, HÉLIO SANT ´ANNA, Cristina Braga e Fábio Coelho (Ferlagos)



20h30 às 22h - (laboratório de Informática) – Oficina Temática “Usando recursos computacionais no ensino da Álgebra Linear”, com o professor Carlos Alberto M. de Assis (Ferlagos) e a professora Denizete Ramalho (CAp-Ferlagos)



20h30 às 22h – (salas de aula) – Oficinas Temáticas



- “Indústria Cultural”, com Laillah Patrício Vieira, Ricardo Izaias da Silva Alves, André Carlos de Oliveira e Vilela Gimelli da Costa (alunos da Ferlagos/ Geografia)



- “Um outro olhar sobre o Nordeste brasileiro”, com Thiago Mororó e Claudeir Borges Rangel Júnior (alunos da Ferlagos/Geografia)



- “O homem urbano: da hipocrisia a utopia”, com o professor Deodoro Alves Wirvna (Instituto Federal Fluminense – IFF)



- “Equipes: Ser ou estar”, com a professora Silvana Cavalcanti


QUARTA (dia 15) - I Feira Educacional e Profissional da Ferlagos

Local: Ferlagos. Participação gratuita (1 Kg de alimento não perecível) e aberta ao público, com direito a certificado.



18h30 às 22h - (pátio central) – Música ao vivo, sorteio de brindes, visitação a estandes de empresas e oficinas temáticas ao longo da noite com os temas referentes ao mercado de trabalho:



- “Cultura e práticas de ensino”, com os professores Evellin Silveira da Silva, Juliana Lessa Furtado, Marcos Vinicius Nascimento de Mello e Felipe de Souza Ramão (Ferlagos)



- “O uso de ferramentas web nas aulas de Geografia: Google Earth”, com Claudeir Borges, Raquel Júnior, Rodrigo Viana (alunos da Ferlagos/Geografia)



- “Letras e o mercado de trabalho”, com os professores Hyléa Vale e Bruno Ramos (Ferlagos)



- “Matemática e suas aplicações”, com o professor Roberto Povoas (Ferlagos)



- “Biologia: Formação, profissão e o mercado de trabalho”, com os professores Paulo Roberto Braga Marques, Luciano Rapagnã, Wanderson Carvalho e Neusa Fernandes dos Santos (Ferlagos)



- “Ecologia e Zoologia dos vertebrados” com alunos do curso de Biologia (Ferlagos)


QUINTA (dia 16)

Local: Ferlagos



18h30 às 20h15 – (no auditório) - Palestra “Globalização, Multiculturalismo



e Geografias Contemporâneas”, com o professor Leandro Dias de Oliveira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / UFRJ)



- Ocultar texto das mensagens anteriores -



18h30 às 20h15 – (salas de aula) - Oficinas Temáticas



- “A prática docente na perspectiva etnomatemática”, com os professores Alexis Silveira, Everton Melo de Melo e Wellington Rodrigues Galvão (grupo de Pesquisa e Estudos em Etnomatemática da Universidade Federal Fluminense / UFF)



- “Como entrar e se manter no mercado de trabalho”, com o professor Uerito Cruz (Ferlagos)



20h15 às 20h30 - Intervalo



20h30 às 22h – (no auditório) - Mesa Redonda “Experiências do professor em sala de aula”, com os professores Gelson Luiz (Subsecretário de Educação de São Pedro da Aldeia), Paulo Cotias (Coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário), Yolmar Freire (Coordenador do Curso de Geografia /Ferlagos), Roberto Povoas (Coordenador do Curso de Matemática/ Ferlagos), Pedro Paulo de Souza Almeida (Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista), Carlos Augusto Xavier (Coordenador do Ensino Médio do Instituto Católico de Educação e Cultura Mater Coeli), Roosevelt Monteiro (Chefe do Departamento de Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo) e Denise Felix da Silva Pedagoga (Pedagoga da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu).



20h30 às 22h – (salas de aula) - Oficinas Temáticas



- “Geografia e música na sala de aula”, com Marcelo Amaral, Renner e Jefferson



(alunos da Ferlagos/ Geografia)



- “Cultura e Educação Ambiental”, com Rodrigo Viana Silva, Raquel Pereira, Conceição Alves, Aline Teodósio, Gisele de Oliveira, Janaína Teixeira Gomes (alunos da Ferlagos/ Geografia)



- “Colloquial English”, com a professora Mônica Castello (Ferlagos)

- “Reforma ortográfica”, com o professor Eraldo Maia (Ferlagos)



- “Problemas gerais da norma culta”, com o professor Fábio Coelho (Ferlagos)





SEXTA (dia 17)

Local: Ferlagos



18h30min às 20h30 - (Pátio Central) - Conferência de encerramento com o professor Guilherme Guaral (Secretaria de Cultura de Cabo Frio)



20h30 às 22h – (apresentação cultural) - Banda Oziris

quarta-feira, 8 de junho de 2011

UERJ 2012 - Dicas de Espanhol

Superdica de Espanhol para o vestibular da UERJ 2012

http://www.youtube.com/watch?v=LNOazwcbzTw

UERJ 2012 - Dicas de Português

Acesse o Link:
http://www.youtube.com/watch?v=HK-uxIBDyro

Superdicas para o vestibular da UERJ 2012.

UERJ 2012 - Dicas de Geografia

Dicas para o vestibular da UERJ 2012 - Geografia
http://www.youtube.com/watch?v=pIg3SrkDBeY&feature=relmfu

UERJ 2012 - Dicas de Matemática

Dicas de Matemática para o vestibular da UERJ 2012.

http://www.youtube.com/watch?v=10UVc2UqQY4

ENEM - URGENTE !!!

ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÃO PARA O ENEM

Os alunos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 têm só até as 23h59 desta sexta-feira, dia 10 de junho, para se inscreverem para a prova pelo site:http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/
Nesta segunda-feira, dia 6/06, o site já tinha registrado quase 4 milhões de inscritos! A expectativa do Inep é de receber 6 milhões de inscrições. O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$35 e é obrigatório o candidato possuir número de CPF.
No ato da inscrição pela Internet, o candidato deve imprimir uma guia para ser paga em uma agência bancária, até o dia 13 de junho.
Os candidatos isentos da taxa são os que irão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar, ou os que provarem que fazem parte de uma família de baixa renda. Para isso, o candidato deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem – que poderá negar a isenção.
As provas serão realizadas em 12 mil locais, 140 mil salas de aula distribuídas em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo.

Fontes: O Globo. com e Site oficial do Inep.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Escolhendo a profissão: Relações Internacionais

O profissional formado em Relações Internacionais é habilitado a negociar interesses e intermediar acordos entre partes. Pode trabalhar para países, estados, prefeituras, empresas e ONGs, por exemplo.



http://g1.globo.com/videos/vestibular-e-educacao/v/conheca-a-profissao-de-relacoes-internacionais/1522770/#/Todos os Vídeos/page/1

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SIMULADO - GABARITOS 06/06

LÍNGUA PORTUGUESA

01: C

02: D

03: B

04: B

05: D



LITERATURA

06: A

07: D

08: B

09: C

10: E



HISTÓRIA

11: E

12: C

13: A

14: B

15: B



GEOGRAFIA

16: C

17: E

18: D

19: C

20: E



FILOSOFIA

21: B

22: A

23: C

24: B

25: A



SOCIOLOGIA

26: A

27: B

28: C

29: C

30: A



MATEMÁTICA

31: B

32: B

33: C

34: E

35: D



FÍSICA

36:

37:

38:

39:

40:



QUÍMICA

41: E

42: A

43: C

44: B

45: A



BIOLOGIA

46: E

47: A

48: C

49: B

50: C



INGLÊS

51: D

52: A

53: C

54: E

55: B



ESPANHOL

56: E

57: B

58: D

59: E

60: D

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vestibular 2012 - UERJ

Opinião e dicas de Rafael Coelho sobre o
Primeiro Exame de Qualificação - UERJ 2012



Prezados estudantes,

A primeira prova do vestibular estadual se aproxima. Torna-se necessário que o candidato mantenha a tranquilidade e confie na preparação ao longo do ano letivo. A prova da UERJ baseia-se na interdisciplinaridade e na interpretação. Na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, o Edital enfatiza que "atualidades" compõem o certame. Citarei abaixo, temas de Geografia e Atualidades com grandes chances na UERJ 2012 e também no Vestibular do IBMEC do meio de ano.


- Globalização; População; Urbanização; Agricultura; Meio ambiente; Rio de Janeiro apresentam-se como alguns dos temas que o candidato deve ter pleno conhecimento até 12 de Junho. Em geral, a UERJ envolve os vestibulandos entre duas alternativas. Sugiro reler o enunciado, e atentarem-se às palavras excludentes. Lembrem-se que, na maioria das questões, o texto serve de suporte. Entretanto, em alguns casos, a pergunta deixa de lado o que fora exposto anteriormente.


- Sobre Atualidades: Chuvas na Região Serrana; Inflação no Brasil; Classe Média no Brasil; A configuração do BRICS (com a South Africa); Terremoto, Tsunami e Vazamento nuclear no Japão; Revoltas no Mundo Árabe (ênfase para Tunísia, Egito e Líbia) entre outros que citarei em breve, configuram-se entre as apostas para este ano. Temas esperados ano passado, como as Enchentes no Rio de Janeiro, vazamento de óleo no Golfo do México, além do Terremoto no Haiti, podem ser lembrados pela Banca.






Um forte abraço a todos e até a próxima!

Superdica: ENEM

Você deverá conferir os dados antes de iniciar a prova



Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame. E notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.



Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode


O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

A redação


A redação do Enem é corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.


A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.


Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados


Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.


O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.


O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no 'Diário Oficial', a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

ENEM - Chat com Malvina Tuttman

Enem já tem mais de 2,5 milhões de estudantes inscritos, diz Inep



Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho.


 
http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/05/enem-ja-tem-mais-de-25-milhoes-de-estudantes-inscritos-diz-inep.html

Superdica: Geografia

http://g1.globo.com/videos/vestibular-e-educacao/v/geografia-os-movimentos-tectonicos-submarinos/1514737/#/Todos os Vídeos/page/1

O professor Maurício Novaes, explica como se movimenta as placas tectônicas, que podem causar tsunamis, como a ocorrida no Japão em 2011.